Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

ARS Centro procura clones de Médicos de Saúde Pública

21 janeiro 2021
ARS Centro procura clones de Médicos de Saúde Pública
Todas as unidades funcionais dos ACeS da ARS do Centro, receberam orientações formais e escritas de procedimento quanto as actividades a realizarem nos dias mais próximos:

Considerando o Decreto do Presidente da República n.º 3-A/2021 de 14 de janeiro que veio renovar o estado de emergência e tendo em conta que se mantém a situação de calamidade pública provocada pela pandemia COVID-19, incluídas medidas de confinamento geral e a necessidade de clarificar as Orientações nº8 e 9/2020 da ARSC que se mantêm em vigor, vem a ARSC recomendar que cada UF em articulação com o seu ACeS, deve reunir on-line, nomeadamente as USF o seu Conselho Geral e ajustar o seu plano de atividades à sua realidade pandémica, tendo em conta os pontos seguintes:

1. São consideradas prioritárias as atividades seguintes:
  • Vacinação COVID-19.
  • Realização de Inquéritos Epidemiológicos e rastreios de contato.
  • Abordagem de Doentes Referenciados pela Plataforma TRACE COVID-19.
  • Realização de teste de pesquisa para SARS-COV2 (Antigénio e RT-PCR).
  • Atendimento a situações com necessidade de avaliação presencial de doença aguda, em ADR-C ou UCSP/USF, dependendo da patologia em questão.
Ou seja, ponto final "por decreto” na actividade programada assistencial a doentes não-COVID-19 e alteração do conteúdo funcional dos Médicos de Família.

Já há Médicos de Família que questionam se será muito pedir, aí por três mesitos, um clone deles próprios... Assim poderiam continuar a tentar serem esforçados Médicos de Família e teriam tempo para brincar aos Médicos de Saúde Pública.

De outra forma será muito difícil pôr a cabeça na almofada, noite após noite, sem sentir que traíram, quiçá mortalmente, a relação médico-doente.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio