Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Concursos de Consultor 2019: a vergonha revisitada

21 abril 2021
Concursos de Consultor 2019: a vergonha revisitada
No passado 15 de Abril o SIM deu nota pública e crítica do panorama dos Concursos de Consultor de 2017 e 2019, e referiu dados objectivos recebidos da ACSS no mesmo dia, na sequência de repetidas solicitações e alertas do SIM para os inadmissíveis atrasos que se verificam e que prejudicam centenas de médicos opositores a esses concursos.

Continua a ser com mágoa que o SIM constata que a culpa tem mais do que uma paternidade...

Mas ficou agora a saber, na sequência de esclarecimento amavelmente enviado pelo Sr. Bastonário da Ordem dos Médicos, de que essa paternidade tem nuances e graus ...

O SIM reproduziu parte de ofício da ACSS, com realces nossos:

Na sequência da V. carta com a refª RC/MP/CV/23/02/2021, de 23 de fevereiro de 2021, que mereceu a nossa melhor atenção, cumpre informar que, no âmbito do procedimento concursal nacional de habilitação ao grau de consultor da carreira especial médica, aberto pelo aviso n,° 11155-A/2019, de 5 de julho de 2019, aguardamos a nomeação dos 2° vogais efetivos e 1° vogais suplentes, relativamente a 121 júris, por parte da Ordem dos Médicos e a nomeação dos Presidentes, 1° vogais efetivos e 2° vogais suplentes, referentes a 21 júris, por parte das Administrações Regionais de Saúde (ARS) e Direções Regionais de Saúde (DRS).

Hoje o SIM recebeu um ofício do Sr. Bastonário da OM , reafirmando a sua preocupação com a progressão na Categoria e com os efeitos remuneratórios para os médicos opositores aos referidos concursos, e que se reproduz com realces nossos:

Não podemos aceitar a responsabilidade imputada a Ordem dos Médicos, no âmbito do procedimento concursal nacional de habilitação ao grau de consultor da carreira especial médica, aberto pelo aviso n° 11155-A/2019, de 5 de julho de 2019, 

E porquê? A ACSS solicitou apenas no passado dia 04 de março 2021 - 20 meses depois - a nomeação dos 2° vogais efectivos e 1° vogais suplentes, de apenas 70 júris, que deverão ser indicados ate ao próximo dia 30 de abril de 2021 - data definida pela ACSS.

Ou seja, os júris solicitados até ao momento foram apenas 70 e a Ordem dos Médicos está a trabalhar dentro do curto prazo definido pela própria ACSS.

Isto é, mais de 20 meses para a ACSS, menos de dois meses para a Ordem dos Médicos.

O SIM continua a dizer que os atrasos que se verificam são vergonhosos mas que há pesos diferentes para a culpa, já não solteira antes sim identificada.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio