Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Público: Em Lisboa e Vale do Tejo há 700 mil utentes sem Médico de Família

11 julho 2021
Público: Em Lisboa e Vale do Tejo há 700 mil utentes sem Médico de Família
Público, 10 julho 2021, Ana Maia e Rui Gaudêncio

Por que é tão difícil ter médicos num centro de saúde numa zona tão urbana? "A competição maior é com o privado, que vai oferecendo propostas com benefícios salariais ou condições de trabalho mais apetecíveis. Hoje os médicos procuram muito a qualidade de vida e privilegiam a família e os filhos”, diz Mário Silva, referindo que a maioria dos edifícios onde funcionam os centros de saúde já tem boas condições e que isso poderá ser um atractivo. Embora sem garantia de sucesso a 100%.

A pandemia não veio só agravar a resposta médica com o acréscimo de tarefas como a vacinação, o trace covid e o ADR [área de atendimento de doentes respiratórios].

"Estamos a falar de pessoas altamente diferenciadas, que fizeram seis anos de curso, mais cinco anos de especialização. Quando terminam estão na casa dos 30 anos e já têm a sua vida familiar formada. Pedir-lhes que larguem tudo para vir para uma zona com carências sem incentivos é complicado”, salienta Lúcia Vaz, que vive perto do local de trabalho e fez a sua formação no Aces Médio Tejo, aquele a que pertence Alcanena. E foi da última médica, das que entrou, a ficar por ali.

Artigo completo em Público.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio