Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Sol: Médicos fogem do SNS

14 agosto 2021
Sol: Médicos fogem do SNS
Sol, 14 agosto 2021, Maria Moreira Rato, maria.rato@nascerdosol.pt

A região de Lisboa e Vale do Tejo é aquela que apresenta mais vagas para a especialidade de Medicina Geral e Familiar, contudo, mais de metade ficarão por preencher. Jorge Roque da Cunha e Rui Nogueira garantem que «o Ministério não quer encarar o problema».

«O Governo prefere olhar para a TAP, onde enterrou cerca de 3 mil milhões de euros sem autorização da União Europeia, ajudar bancos como o BES. É recorrente e nada é feito. No Agrupamento de Centros de Saúde Oeste-Norte, desde maio, seis médicos – num universo de 80 – pediram para sair», exemplifica Roque da Cunha.

«Aquilo que acontece na Medicina Geral e Familiar vai acontecer nos concursos hospitalares. Do Hospital Garcia de Orta, em Almada, saíram três médicos de Medicina Interna na semana passada. Nenhum deles recebeu sequer um telefonema por parte da entidade empregadora.

O próprio Ministério não quer saber dos profissionais que contrata e isto demonstra uma total irresponsabilidade porque nada acontece», avança Roque da Cunha, constatando que «nunca como agora os privados cresceram tanto e os países nórdicos foram tão agressivos na contratação de médicos».

Exemplo da emigração de médicos é o caso de um profissional que, há duas semanas, decidiu emigrar para o Luxemburgo para auferir cerca de 8.000 euros. «Isto acontece porque o Estado despreza completamente os médicos de família».

Artigo completo em Sol.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio