Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Urgência do CH Leiria desfalcada e segurança clínica em risco

09 setembro 2021
Urgência do CH Leiria desfalcada e segurança clínica em risco
Exmo. Senhor Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria, EPE,

Chegou ao conhecimento do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) que as equipas no Serviço de Urgência do Hospital de Santo André do Centro Hospitalar de Leiria EPE (CHL), estão longe de cumprir os critérios de segurança clínica exigidos pela Ordem dos Médicos. Trata-se duma situação inadmissível, porque coloca em risco a segurança na prestação de cuidados à população abrangida por essa entidade hospitalar.

São várias as especialidades-chave ao Serviço de Urgência afetadas pela grave carência em recursos humanos médicos. A Medicina Interna, a Cirurgia Geral e a Ortopedia encontram-se neste rol.

A situação vigente mais não é do que o espelho da incapacidade do SNS atrair especialistas nas diversas áreas de exercício profissional médico. Tal resulta, tão simplesmente, de uma postura do Governo/Ministério da Saúde negligente, no respeitante ao investimento financeiro indispensável ao cumprimento da missão do SNS.

O acentuado envelhecimento médico, a par de um número de horas extraordinárias praticadas muito além do legalmente obrigatório, são liminarmente ignorados. Igualmente ignoradas as condições de trabalho que são disponibilizadas aos médicos e restantes profissionais de saúde.

A titular da pasta da Saúde mantém a sua postura autista, com gravíssimas consequências para o SNS que o Governo diz defender. Nunca, como no presente, se assistiu a um crescimento tão acentuado do setor privado!

Perante o risco clínico decorrente do insuficiente suprimento de recursos humanos, o SIM dá conhecimento à Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos do presente ofício, reservando-se, ainda, ao direito de o fazer relativamente a outras entidades que considerarmos relevantes à resolução de tão preocupante situação.

Com os melhores cumprimentos,

O Secretário Regional do SIM/Centro
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio