Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Comunicado: Encerrada Urgência do Hospital de Leira

12 outubro 2021
Comunicado: Encerrada Urgência do Hospital de Leira
Apesar de todos os alertas do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), continuam sem resposta os problemas crónicos que afetam o Hospital de Leiria.

Hoje, 12 de outubro de 2021, a falta de médicos obrigou a encerrar o Serviço de Urgência Geral do Hospital de Leiria, que se mantém aberto apenas para situações emergentes, sendo os restantes doentes encaminhados para Coimbra. No passado dia 1 de outubro de 2021 foi a urgência de Ortopedia.

O problema não é novo, existe há vários anos. O profissionalismo e dedicação dos médicos e restantes profissionais de saúde mitigou a carência de recursos durante o período mais crítico da pandemia.

Com o retorno a uma atividade assistencial normal eis que os problemas de sempre retornam bem como as explicações de sempre (excesso de procura, não colaboração dos cuidados primários de saúde, etc.). Tudo explicações de mau pagador.

O Ministério da saúde não tem sabido acautelar dificuldades e programar soluções.

O SIM lamenta (de novo) que continuem sem resposta os alertas que repetidamente tem feito sobre a situação no Centro Hospitalar de Leiria, bem como da generalidade dos Hospitais SNS e Cuidados de Saúde Primários.

Como repetidamente temos avisado, o acentuado envelhecimento médico, o exagerado número de horas extraordinárias praticadas muito além do legalmente obrigatório, as condições de trabalho disponibilizadas aos médicos e restantes profissionais de saúde, contribuem para a degradação da oferta de cuidados de saúde no SNS e consequentemente na segurança dos seus utentes.

Chega de arrogância na gestão do SNS por parte do Ministério da Saúde. É fundamental retomar o diálogo com os sindicatos médicos e a Ordem dos Médicos, para inverter o rumo descendente vivido no SNS.

O Centro Hospitalar de Leiria é uma instituição fundamental na prestação dos cuidados de saúde na região centro, pelo que deve ser valorizado e reforçado, com investimento em quadros próprios e não em prestadores de serviço. 

O SIM exige ao Governo e à ARS Centro a contratação de médicos.

O SIM envia a presente comunicação ao Presidente da Secção Regional Centro da Ordem dos Médicos no sentido de serem tomadas as necessárias providências.

Lisboa, 12 de outubro de 2021

O Secretariado Regional do SIM/Centro
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio