Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Presidente da ARS Norte faz tábua rasa das Normas da DGS

16 novembro 2021
Presidente da ARS Norte faz tábua rasa das Normas da DGS
O Presidente do Conselho Diretivo da ARS Norte faz tábua rasa das Normas em vigor da Direção-Geral da Saúde ao emitir uma orientação escrita no dia 5 de novembro de 2021 de que a resposta nos ADR-C pode ser feita nas respetivas USF/UCSP.

Esta orientação surgiu na sequência de um email da Diretora-Geral da Saúde de 28 de outubro de 2021 que realça que o modelo de gestão de casos de COVID-19 se mantém nos termos da Norma 004/2020 da DGS.

Destaca ainda a Diretora-Geral da Saúde que uma ADR-C é uma área dedicada, com circuito próprio de acesso, para observação de doentes com suspeita de infeção respiratória, nos termos do Anexo 3 da Norma 004/2020 da DGS.

O Anexo 3 da referida Norma estabelece que uma ADR-C tem de:
  • Dispor de áreas de observação reservadas e com circuito exclusivo (separadas das dos doentes sem suspeita);
  • Composta no mínimo por 1 área de receção, 1 área de espera, 2 salas de observação e 1 área de tratamentos, contendo barreiras que permitam separação física entre doentes, e o espaço necessário para a aplicação do distanciamento físico entre doentes;
  • Acesso a instalação sanitária com sabão e toalhetes de papel, para uso exclusivo.
Ou seja, é impossível ter estas condições reunidas na maioria das USF / UCSP.

Verifica-se assim que o senhor Presidente do Conselho Diretivo da ARS Norte apela ao incumprimento da Norma da Direção-Geral da Saúde e ao incumprimento das orientações expressas da Diretora-Geral da Saúde, numa atitude lamentável face ao aumento do número de casos nas últimas semanas.

O SIM espera que esta orientação do senhor Presidente da ARS Norte seja rapidamente corrigida, cumprindo o estabelecido pelas Normas da DGS em vigor.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio