Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Calamidade na Urgência no Hospital Portalegre

07 dezembro 2021
Calamidade na Urgência no Hospital Portalegre
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) teve conhecimento da situação grave que se vive no Serviço de Urgência (SU) do Hospital Dr. José Maria Grande - Portalegre da Unidade Local de Saúde (ULS) do Norte Alentejano, tendo como realidade a ausência de clínicos para fazer face às necessidades desse serviço, com escalas em total incumprimento com os requisitos mínimos de segurança para os doentes e para os clínicos, provocando um cenário de instabilidade e insegurança.

Para além das escalas depauperadas são exigidas tarefas de apoio às áreas dedicadas a doentes respiratórios e urgência interna, não sendo admissível o silêncio do Diretor Clínico e do Conselho de Administração.
 
O SIM torna público o apelo ao Governo, à ARS Alentejo e ao Conselho de Administração (CA) para que não continuem a ignorar os problemas da falta de médicos no Hospital Dr. José Maria Grande, que nem o cada vez maior recurso a empresas prestadoras consegue disfarçar. Demonstram a sua total incapacidade na resolução dos problemas, refletida na incapacidade e incompetência em fixar médicos, gerando insuficiências na prestação dos serviços com qualidade neste hospital.

Não se pode pedir mais trabalho aos médicos quando estes estão a chegar no limite das suas capacidades, muitos deles com mais de 500 horas extraordinárias, situação que representa mais 60 dias de trabalho numa jornada diária de 8 horas.

As minutas de escusa de responsabilidades apresentadas merecem uma total indiferença do CA.

O SIM não pode deixar de manifestar o seu protesto em relação aos factos referidos e exige soluções ao Conselho de Administração e ao Ministério da Saúde, para a melhoria das condições laborais dos trabalhadores médicos do Hospital Dr. José Maria Grande.

Partilhar

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio