Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Não há resiliência que resista e concursos ficam desfalcados

10 dezembro 2021
Não há resiliência que resista e concursos ficam desfalcados
Terminou ontem, dia 9 de dezembro, o período de escolha das vagas de formação específica, vulgo Internato Médico.

Lamentavelmente, dos 2.462 candidatos houve 591 que preferiram rescindir e não efectivar a sua escolha. Isto é, praticamente 24% preferiram ficar fora do SNS e da Carreira Médica.

Certo que desses candidatos alguns já são especialistas e esta foi uma tentativa mal sucedida de mudança de área, mas muitos irão ou tentar novo exame para o ano para melhoria de nota de acesso ou procurar frequência de internato no estrangeiro. E aceitarão ofertas do sector privado ou Serviço de Urgência público bastante mais atractivas que a integração no SNS.

É a primeira vez (desde que há mais candidatos que vagas) que não são escolhidas todas as vagas.

Ficaram ainda por ocupar 31 vagas de Medicina Interna (e 10 das vagas de Medicina Interna não escolhidas pertencem ao Centro Hospitalar de Lisboa Norte, vulgo Hospital de Santa Maria e Hospital Pulido Valente, ie hospitais centrais) e 14 de Medicina Geral e Familiar (9 delas na ARSLVT).

Por certo que a Sr.ª Ministra da Saúde pintará o quadro de cor-de-rosa e a comunicação social receberá Notas Informativas governamentais a publicitar que muitas centenas de milhões irão ser injectados no SNS.

Mas a demissão de responsáveis médicos sucedem-se, as aposentações e a fuga para as entidades privadas multiplicam-se, a recusa em serem ultrapassados os limites de trabalho extraordinário avoluma-se, urgências ficam encerradas por falta de médicos para preencherem as escalas (já de si quantas vezes abaixo dos mínimos recomendáveis).

Exaustos, desconsiderados pelo Poder, mal pagos e com condições de trabalho insuportáveis, não há resiliência que perdure.


Ilustração: Ricardo Fortunato
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio