Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Insegurança na Área Dedicada Respiratória (ADR-C) do ACES Loures Odivelas

11 dezembro 2021
Insegurança na Área Dedicada Respiratória (ADR-C) do ACES Loures Odivelas
Comunicado: Pela segurança dos doentes

Chegou ao conhecimento do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) que na Áreas Dedicadas a Doentes com Infeção Respiratória Aguda (ADR) do ACES Loures Odivelas, a desorganização e um conjunto de irregularidades estão a ocorrer, pondo em risco o combate à pandemia e até a segurança dos doentes e dos médicos.

Desde logo não estando estabelecido um tempo mínimo, na nossa opinião, de pelo menos 15 minutos, tempo considerado adequado para observação, registo e prescrição, em várias plataformas informáticas, faz com que se acumulem dezenas de utentes.

Essas áreas, não são serviços de urgência, nem estão regulados devidamente pelo Governo e por isso urge exigir que o sejam.

Desde logo a indicação de o "chefe de equipa”, figura inexistente comunicada pelos assistentes técnicos, e que entre outras funções é instado a ir à sala de espera, comunicar aos utentes que já não há vagas, (que muitas vezes chegam à média de 10 utentes/por hora). Essa situação é um desrespeito por estes profissionais, que todos os dias deixam de ver os seus doentes e vão de forma estóica fazer ADR, sem serem obrigados a ter que o fazer.

Os médicos dos Centros de Saúde têm contemporizado, aguardando que o Governo cumpra a promessa / obrigação de contratar mais médicos para esse efeito, mas chegou o momento de tornar públicas estas irregularidades, de forma a que rapidamente possam acompanhar as doenças crónicas e fazer os rastreios aos seus doentes.

Tal situação é geradora de conflitos com os utentes e pode desencadear violência e desde já responsabilizamos a direção do ACES, da ARSLVT  e do Governo se tal acontecer.

Assim, o Sindicato Independente dos Médicos:

1 - Vem mais uma vez exigir a contratação de médicos para estas áreas, pois tal não é da sua competência, nem consta do conteúdo funcional da carreira;

2 - Anuncia que os seus associados que assim o entenderem, irão exigir um tempo de 15 minutos para essa observação, registo e prescrição;

3 - Exige que sejam garantidas as condições de segurança e que sejam desde logo informados os utentes de que há limites para o atendimento nestas áreas;

4 - O SIM saúda os médicos, que com a sua resiliência e sentido de responsabilidade continuam a dar o seu melhor no combate à pandemia.

5 - Apela a todos os médicos de outros ACES que estejam em situações semelhantes que as denunciem.

O SIM enviou ofício ao Diretor Executivo do ACES Loures/Odivelas, com conhecimento ao Presidente do Conselho Clínico do ACES Loures/Odivelas, ao Presidente da ARS LVT e ao Secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

Lisboa, 10 de dezembro de 2021
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio