Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Demitem-se chefes de equipa de urgência do Hospital da Póvoa

25 dezembro 2021
Demitem-se chefes de equipa de urgência do Hospital da Póvoa
Os chefes de equipa de urgência do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde apresentaram ontem uma carta de demissão ao Presidente do Conselho de Administração e ao Diretor Clínico.

A carta de demissão foi assinada por todos os chefes de equipa, com exceção da Diretora do Serviço de Urgência que também exerce funções de chefe de equipa.

A demissão coletiva é motivada pela grave carência de recursos humanos médicos no Serviço de Urgência daquele centro hospitalar que já não permite assegurar cuidados em segurança para os doentes.

A título de exemplo, nas noites de 31 de dezembro de 2021 e 1 de janeiro de 2022 em vez de cinco médicos há apenas dois médicos para os doentes da área médica.

Os cuidados que eram assegurados por dois médicos de Medicina Interna e três médicos generalistas, passam agora a ter de ser assegurados por apenas dois médicos de Medicina Interna.

Isto inclui atender não só os doentes triados com vermelho e laranja, executar tarefas inerentes ao chefe de equipa e proceder a transportes de doentes críticos, como também atender todos os doentes da área médica triados com verde ou amarelo e apoio à área dedicada a doentes com COVID-19 ou suspeitos de COVID-19.

Para além disso, acresce ainda a ausência de médicos no Serviço de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia nas noites de 31 de dezembro de 2021 e 1 de janeiro de 2022.

A situação é de enorme gravidade uma vez que estamos perante um centro hospitalar ao qual recorrem grávidas e parturientes de todo o país por acharem que é o centro hospitalar de referência onde podem ter o parto, não havendo qualquer aviso às grávidas de que a urgência de Obstetrícia está encerrada nessas noites.

O Sindicato Independente dos Médicos marcou já uma reunião com o Conselho de Administração, por solicitação deste, na expectativa de que rapidamente sejam criadas condições para a contratação e fixação de médicos neste centro hospitalar.

Mais uma situação em que depois de todas as tentativas os médicos tornam públicas as carências que a propaganda não consegue esconder.

Partilhar

Tags

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio