Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Expresso: Quatro milhões de portugueses por dia sem acesso a Médico de Família

07 janeiro 2022
Expresso: Quatro milhões de portugueses por dia sem acesso a Médico de Família
Expresso, 6 janeiro 2022, Vera Arreigoso

Com o maior número de novos casos de covid de sempre, são também mais os doentes não infetados que ficam por tratar, pois os clínicos nos centros de saúde continuam obrigados a tarefas contra a pandemia e têm agora ainda menos tempo para acudirem às suas listas de utentes. "Com a população cujos médicos já estavam desviados para a covid ou que estavam de baixa, mais o milhão de pessoas que já não tinha médico atribuído, no total isto significa que há quase quatro milhões de portugueses por dia que não têm acesso a médico de família”, afirma Jorge Roque da Cunha, secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos.

"Não estamos a ver os diabéticos ou os insuficientes cardíacos a quem ajustámos a terapêutica e que precisam de ser avaliados nem a fazer as primeiras consultas de grávidas ou de recém-nascidos. Estamos a olhar para as paredes nos centros de vacinação covid, a telefonar a pessoas com uma gripe normal ou nem isso, apenas com nariz entupido e tosse ligeira, ou a confirmar autotestes nas Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios (ADR)”, critica Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar.

"Há médicos que têm de vigiar 140 positivos, passar baixas e dar altas covid, fazer visitas às áreas respiratórias e integrar a escala de vacinação, onde nem deviam estar.”

Artigo em Expresso.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio