Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

“O Governo não poupará”... e persistirá no caminho errado!!!

09 janeiro 2022
“O Governo não poupará”... e persistirá no caminho errado!!!
Em périplo pré-eleitoral pelos Centros de Vacinação, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, como refere o Jornal Público:

"Garantiu hoje que o Governo não poupará nas horas extraordinárias dos profissionais de saúde para combater o absentismo no Serviço Nacional de Saúde que atribui ao cansaço”:

"Os profissionais estão cansados, estão exaustos”, justificou o governante, atribuindo ainda os 5,1 milhões de dias de ausência destes profissionais ao facto de muitos terem estado "em isolamento ou por serem pais e terem usado [os direitos] da sua parentalidade”.

Então os profissionais estão exaustos e ainda lhes é pedido/proposto fazer mais horas extraordinárias???!!!

Não senhores políticos e governantes.

Ainda hoje o Presidente da Associação Administradores Hospitalares, Alexandre Lourenço, dizia ao Público que não crê que o absentismo vá diminuir de forma significativa nos próximos tempos:

"Mantêm-se todos os sentimentos de descontentamento e de desvalorização que existiam antes da pandemia. Os profissionais deram o litro no início, mas viram que os problemas não foram resolvidos e ficam altamente frustrados e desmotivados. Estão muito cansados, estão esgotados.

Em França, por exemplo, em agosto de 2020 houve uma atualização das carreiras e a expectativa que tínhamos é que poderia haver um impulso semelhante em Portugal, numa altura em que os profissionais eram vistos como heróis.”

As associações sindicais têm repetidamente defendido que o caminho terá de ser a revisão e valorização das grelhas salariais, aumentando a atratibilidade do SNS e possibilitando o preenchimento das vagas colocadas a concurso, a contratação de novos médicos e a fixação dos que optaram por dar o seu melhor no SNS. Não se resolve o problema com as horas extraordinárias!
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio