Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Lisboa e Vale do Tejo: Metade das vagas por ocupar em concurso para Médicos de Família

19 janeiro 2022
Lisboa e Vale do Tejo: Metade das vagas por ocupar em concurso para Médicos de Família
Só foram ocupadas 32 das 66 vagas em Lisboa e Vale do Tejo no concurso para Médicos de Família aberto em dezembro de 2021. Ou seja, foram ocupadas menos de metade das vagas.

A nível nacional, para um total de 235 vagas e 241 candidatos, foram apenas preenchidas 160 vagas. Ou seja, 81 médicos que concorreram ao concurso optaram por não escolher qualquer vaga.

A estes, acrescem ainda os médicos que denunciarão os contratos durante o período experimental face às condições de trabalho com que serão confrontados em várias instituições do Serviço Nacional de Saúde.

O SIM sabe que o Ministério da Saúde está a contactar os médicos que não escolheram vaga para apurar os motivos pelos quais não escolheram vaga.

Lamentavelmente o Ministério da Saúde ignorou e ignora os inúmeros alertas do SIM para a grave situação que se vive no Serviço Nacional de Saúde.

Lamentavelmente recusou nesta legislatura reunir com o SIM e aproveitar as propostas construtivas.

No que se refere aos Cuidados de Saúde Primários, os motivos são, entre outros, os seguintes:
  • remuneração que não é compatível com o nível de formação e responsabilidade de um médico especialista, com um salário líquido de 1.744 € por mês para 40 horas semanais;
  • listas de utentes sobredimensionadas, com 1.900 utentes por Médico de Família quando o limite deveria ser de 1.500 utentes;
  • ausência de normas de organização do trabalho médico, com frequente ausência de tempo do horário de trabalho alocado para inúmeras atividades para além da consulta presencial;
  • trabalho burocratizado e centrado em dezenas de indicadores, a maioria de utilidade clínica muito duvidosa;
  • degradação das instalações e equipamentos, incluindo equipamento informático e software adequado à prática clínica.
Foi neste âmbito que o SIM fez já chegar aos partidos políticos o seu caderno reivindicativo lamentando a oportunidade perdida pela senhora Ministra da Saúde nos últimos anos.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio