Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Centro Hospitalar de Leiria: um exemplo da falência do SNS

06 maio 2022
Centro Hospitalar de Leiria: um exemplo da falência do SNS
Antes de mais, uma palavra de apreço a todos os profissionais do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), pelo esforço com que, na adversidade, vão conseguindo manter os cuidados de saúde à sua população.

Injusto seria afirmar que tudo está mal no CHL, que nada melhorou desde a sua criação. Há efetivamente algumas áreas em que a assistência melhorou e outras novas existem.

Mas o facto é que os cuidados oferecidos à população pioraram significativa e progressivamente nos últimos anos.

Ao crescimento desmesurado do Hospital, com a integração do Hospital de Pombal, do Hospital de Alcobaça e o alargamento da sua área de influência ao eixo Ourém – Fátima, não correspondeu o adequado ajuste dos quadros de pessoal. Médicos há que se deslocam de forma fixa entre os três hospitais, com prejuízo da sua produtividade.

O sinal mais evidente para a população é a situação de catástrofe recorrente no Serviço de Urgência (SU), seja médica, cirúrgica ou ortopédica. As dificuldades em preencher as escalas de urgência, de acordo com as normas estabelecidas, têm condicionado, com frequência, o encerramento de valências do SU, com referenciação de doentes a outros hospitais da região centro. 

A dispersão de recursos entre os três polos do CHL, os erros na gestão com desrespeito aos seus profissionais e dos direitos que legalmente lhes estão estabelecidos (como por exemplo folgas, descansos compensatórios e direitos parentais), estão na base do progressivo abandono de médicos do CHL e da degradação dos cuidados por este prestados.

O exemplo de Leiria repete-se em muitos outros Centros Hospitalares.

É premente rever as fusões hospitalares, pelo menos naqueles locais onde mostraram ser nefastas ao interesse público, bem como dar condições aos profissionais de saúde, para a prestação digna de cuidados a quem deles necessita.

Partilhar

Tags

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio