Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

O pandemónio da pandemia ou a ausência de uma estratégia de combate

12 maio 2022
O pandemónio da pandemia ou a ausência de uma estratégia de combate
Decorridos mais de dois anos da emergência do SARS-CoV-2, Portugal encontra-se no limiar da sexta onda pandémica. Se é certo que a evolução do vírus é imprevisível, também é verdade constatar-se que o alívio das medidas foi precoce, ou não tivesse sido baseado na "evidência” político-governativa...

Desconhece-se a estratégia de combate à pandemia, à parte da profusão de diplomas legais e de resoluções de Conselho de Ministros que deixam ao "democrático” arbítrio do cidadão a tomada de medidas de proteção individual.

Impõe-se, perante o pandemónio instalado nos serviços de saúde e, muito em particular, nas martirizadas urgências hospitalares, uma resposta organizada e baseada, desta vez, na evidência científico-epidemiológica.

Sendo os profissionais de saúde a linha da frente no combate à pandemia, o SIM exige que o Governo acautele a sua vacinação – a par dos grupos da população mais vulneráveis, como é o caso dos idosos ou dos doentes crónicos. Trata-se, aliás, de uma obrigação legal do Ministério da Saúde e das restantes entidades empregadoras da Saúde, privadas e do setor social.

E, também, a retoma da disponibilização graciosa da testagem em ambiente comunitário, através da disponibilização de um número razoável de testes rápidos de antigénio, a realizar graciosamente por qualquer cidadão em farmácias ou em laboratórios de análises clínicas.

Mas, sobretudo, impõe-se um rumo claramente definido, por parte do Ministério da Saúde / Direção-Geral da Saúde, no combate à pandemia.

É que navegar à vista é possível, mas é demasiado perigoso em mares agitados...
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio