Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Hospital de Braga impõe escalas de Obstetrícia abaixo dos mínimos

20 maio 2022
Hospital de Braga impõe escalas de Obstetrícia abaixo dos mínimos
O Conselho de Administração do Hospital de Braga impôs hoje escalas de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia abaixo dos mínimos estabelecidos pelo Colégio da Especialidade para um Hospital de Apoio Perinatal Diferenciado.

O Hospital de Braga é um Hospital de Apoio Perinatal Diferenciado com mais de 2.500 partos anuais. Deve ter assim 5 especialistas em presença física, podendo o quarto especialista ser substituído por um médico interno da especialidade do 5º ao 6º ano e o quinto especialista por um médico interno do 2º ao 6º ano.

Contudo, o Conselho de Administração comunicou hoje aos médicos Ginecologistas / Obstetras que determinou a alteração da dotação para 4 elementos "com efeitos imediatos a aplicar já no fim de semana que se avizinha".

Acrescentou ainda, em nova comunicação aos médicos, que deverá ser cumprida uma escala com 4 especialistas de dia e 3 à noite nos dias 21 e 22 de maio de 2022.

Ou seja, para uma equipa que devia ter 5 médicos especialistas, o Conselho de Administração do Hospital de Braga impôs hoje uma equipa de apenas 3 médicos especialistas.

O SIM repudia em absoluto a elaboração e imposição de escalas abaixo dos critérios mínimos de segurança estabelecidos pelo Colégio da Especialidade de Ginecologia/Obstetrícia, numa situação que coloca em risco as grávidas e parturientes que recorrem à Urgência de Ginecologia/Obstetrícia daquele hospital.

Repudiamos esta intenção do Conselho de Administração do Hospital de Braga de reinventar critérios técnicos da Ordem dos Médicos.

O SIM apelou já aos seus associados que dêem entrada de minutas de exclusão de responsabilidade face à carência de recursos humanos das equipas de urgência.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio