Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Unidade Local de Saúde da Guarda: um exemplo da chaga da interioridade

24 maio 2022
Unidade Local de Saúde da Guarda: um exemplo da chaga da interioridade
O Secretariado Regional do SIM/Centro promoveu no passado dia 20/05/2022 uma Reunião de Esclarecimento Sindical para todos os Médicos adstritos à ULS da Guarda, e não pode deixar de manifestar publicamente a sua preocupação quanto à falta de investimento na Saúde, nesta Unidade Local de Saúde.

Responsável pela assistência médica a mais de 140.000 habitantes, distribuídos por uma zona montanhosa de 5.500 Km2, a ULS da Guarda não dispõe de um corpo clínico adequado. Faltam Médicos de Família, Imagiologistas, Cardiologistas, Ortopedistas e mais uma "mão cheia” de médicos de outras especialidades, colocando em risco a saúde, e frequentemente, a vida dos doentes.

São vários os dias em que no Serviço de Urgência do Hospital de Sousa Martins (Guarda), não existe um único Ortopedista escalado, obrigando à transferência de doentes com patologia ortopédica ou traumatizados para outros Hospitais, como o da Covilhã e o de Viseu, com prejuízo e risco para os utentes.

Desde dezembro de 2021, a VMER esteve com frequência inoperacional em mais de 25% do tempo, em média um dia por semana não existe VMER simultaneamente na Guarda, Covilhã e Castelo Branco.
Nos Cuidados de Saúde Primários a situação repete-se. Nos próximos dois anos é esperada a aposentação de um número elevado de Médicos de Família. A sua não substituição levará a que uma parcela significativa da população fique sem Médico de Família.

O exemplo da Guarda é a realidade repetida em muitos outros locais de Portugal, com a agravante de, tratando-se de uma região com fracos recursos económicos, não ser atrativa para os prestadores privados de cuidados de saúde, que possam suprir as carências médicas no Distrito.

O direito à saúde é um direito humano básico, fator de progresso social e económico. Torna-se assim urgente reorganizar os serviços de saúde e contratar mais médicos para a ULS da Guarda, por forma a assegurar cuidados adequados aos seus 140.000 utentes.

Coimbra, 24 de maio de 2022

O Secretariado Regional do SIM/Centro
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio