Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Hospital de Braga incumpre norma da DGS de separação de doentes COVID-19

26 maio 2022
Hospital de Braga incumpre norma da DGS de separação de doentes COVID-19
Numa altura em que Portugal é o país da União Europeia com mais novos casos de COVID-19, o Hospital de Braga decidiu incumprir a norma da DGS e acabar com os circuitos exclusivos para doentes COVID-19.

Após reunião com o Conselho de Administração os médicos do Hospital de Braga foram informados que será retomada a normalidade no que aos circuitos do Bloco Operatório diz respeito, ou seja, os circuitos existentes antes da pandemia.

Os médicos foram informados que estas medidas entrariam em vigor a partir de 1 de junho de 2022. Contudo, chegou ao conhecimento do SIM que deixou já de haver circuitos exclusivos para doentes COVID-19.

O recobro de doentes com COVID-19 passou assim a ser feito na mesma sala de doentes não COVID-19, "preferencialmente numa das camas mais afastada"...

O Hospital de Braga decidiu assim passar a incumprir o estabelecido pela Norma n.º 014/2020, de 14/07/2020, ainda hoje plenamente em vigor, sobre prevenção e controlo de infeção por SARS-CoV-2 nos Blocos Operatórios e Procedimentos Cirúrgicos.

Esta norma impõe a separação de corredores e locais de passagem a doentes COVID-19 e a existência de estruturas físicas ou salas operatórias dedicadas aos cuidados cirúrgicos a doentes suspeitos ou confirmados COVID-19, sendo o recobro do doente com COVID-19 é realizado na sala operatória.

Para proteção de doentes e profissionais de saúde o SIM não podia deixar de fazer a presente denúncia pública.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio