Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Hospital de São João suspende ecografias a grávidas

02 junho 2022
Hospital de São João suspende ecografias a grávidas
Por diminuição do número de médicos, o Hospital de São João vai deixar de fazer ecografias do 2º trimestre às grávidas seguidas e referenciadas pelos Centros de Saúde.

Esta suspensão da realização de ecografias foi comunicada pelo Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) à Administração Regional de Saúde do Norte e justificada com a "redução significativa" do número de médicos do Centro de Diagnóstico Pré-Natal do CHUSJ.

Informação interna do Hospital de São João esclarece que "o setor de Diagnóstico Prenatal tem uma diminuição de profissionais por diversos motivos", incluindo "rescisão de contrato", acrescentando ainda que "os médicos que saíram por reforma ou rescisão não foram substituídos e a contratação de novos elementos tem sido um processo demorado e desmotivante".

Na mesma informação interna pode ler-se que "em face destes factos houve uma diminuição de 7 turnos semanais para ecografias o que equivale a cerca 50 ecografias por semana, pelo que não podemos assegurar o mesmo número de exames que anteriormente".

Trata-se de um serviço de um hospital central com dificuldades críticas, crónicas e agudizadas de carência de médicos para os cuidados que deve prestar e que tem levado já também à recusa em receber utentes para colocação de métodos contracetivos de longa duração, nomeadamente dispositivos intrauterinos e implantes contracetivos.

Mais um triste e lamentável episódio de um Serviço Nacional de Saúde em crise.

E talvez aqui estejam também algumas das causas para a mortalidade materna mais elevada dos últimos 38 anos em Portugal.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio