Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Reunião SIM/Centro e Câmara Municipal da Guarda

15 junho 2022
Reunião SIM/Centro e Câmara Municipal da Guarda
Conforme solicitado, formalmente, o SIM/Centro foi recebido, hoje, nas instalações da Câmara Municipal da Guarda, pelo Sr. Presidente Dr. Sérgio Costa, e elementos do executivo camarário, para discutir a situação atual dos serviços de saúde na área da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.

Discutiram-se problemas relativos à falta de médicos e instalações, seja nos Cuidados de Saúde Primários ou Hospitalares.

Na sequência da aposentação de muitos médicos nos Cuidados de Saúde Primários, agravou-se o número de utentes sem médico de família. Nos próximos dois anos, essa tendência será crescente, havendo o risco de vários concelhos da área da ULS da Guarda ficarem sem qualquer médico de família.

A nível Hospitalar os quadros médicos são deficientes o que se traduz em falta de resposta frequente em termos de atendimento urgente nas diversas especialidades, nomeadamente Ortopedia e Cardiologia.

A resposta de emergência pré-hospitalar (VMER) no distrito, está frequentemente comprometida, sendo que em mais de 25% dos turnos está inoperacional.

O panorama tende a agravar-se com as aposentadorias médicas previstas e a falta de atratividade de novos médicos.

Agradecemos a disponibilidade do executivo camarário em nos receber, a sensibilidade demonstrada para estes assuntos, bem como o convite para o SIM participar no futuro Conselho Municipal de Saúde.

Coimbra, 15 de junho de 2022

O Secretariado Regional do SIM/Centro
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio