Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Público: Não é só difícil fixar jovens médicos no SNS. “Agora também há dificuldade em atrair internos para diversas especialidades”

16 junho 2022
Público: Não é só difícil fixar jovens médicos no SNS. “Agora também há dificuldade em atrair internos para diversas especialidades”
Público, 16 junho 2022, Ana Maia

Porque estão os médicos a deixar o SNS? Uma pergunta simples, com muitas variáveis na resposta. Salários, condições e trabalho, tempo disponível e apoio à formação são alguns dos motivos apontados por quatro médicos ligados à formação e expostos num artigo publicado há cerca de uma semana na revista Acta Médica Portuguesa. "Sim, já eram conhecidas as dificuldades de retenção de novos médicos especialistas, mas agora também há dificuldade de atrair médicos internos para diversas especialidades”, alertam.

As chamadas de atenção para as dificuldades de atracção e de retenção de médicos de várias especialidades não são novas, mas ganham especial importância com os relatos do encerramento de várias urgências de ginecologia/obstetrícia. Dizem os quatro autores - dois deles ligados ao Conselho Nacional do Médico Interno e outros dois ligados ao Conselho Nacional do Internato Médico - que "recentemente, muitos médicos especialistas deixaram o SNS”. Se é certo que muitos o fazem por reforma, "muitos outros são médicos que estão no auge da sua carreira e capacidades técnicas”. "São estes que seriam os formadores e os mentores das novas gerações médicas”.

Artigo completo em Público.

Partilhar

Tags

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio