Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Hospital de Portalegre com urgência em rotura completa

25 junho 2022
Hospital de Portalegre com urgência em rotura completa
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) tem alertado nos últimos anos para a continua degradação das condições de trabalho no Hospital Dr. José Maria Grande, ULSNA, Portalegre. Esta degradação tem vindo a ser cada mais evidente com o aumento da contratação de médicos tarefeiros, diminuição da capacidade de fixação de médicos e contratação de novos médicos com contrato individual de trabalho por tempo indeterminado e pela cada vez maior revolta dos médicos que aí trabalham. Ao longo dos anos foram feitos diversos alertas pelos profissionais médicos relativamente ao incumprimento dos critérios mínimos de segurança plasmados pela entrega de documentos relativos à escusa de responsabilidade.

No dia 23 de junho de 2022 o SIM tomou conhecimento de uma carta enviada pelos médicos especialistas em Medicina Interna onde demonstram a sua preocupação perante a precariedade das condições de trabalho acrescendo o risco de erro médico devido ao elevado número de doentes a seu cargo. Os subscritores da carta enviada ao Conselho de administração consideram que "o serviço de urgência está em rotura completa ao que se soma uma incapacidade humana da observação e avaliação de todos os doentes internados a cargo da Medicina Interna. Não são asseguradas as condições mínimas de qualidade assistencial, nem de segurança, nem para os profissionais de saúde, nem para os doentes”.

O SIM alerta, que se esta situação nefasta continuar e se se mantiver este ambiente corrosível vivido neste serviço, poderá aumentar ainda mais a saída de médicos deste serviço, a continua incapacidade de fixação dos médicos internos formados nesse serviço, o risco acrescido da perda de idoneidade, o que tornará ainda mais difícil a prestação de cuidados com níveis de segurança aceitáveis tanto para os médicos como para os doentes.

O Secretariado Regional do SIM/Alentejo
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio