Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Lacerda Sales vítima da onda de calor?

15 julho 2022
Lacerda Sales vítima da onda de calor?
Foi com incredulidade que ouvimos hoje o Sr. Secretário de Estado Dr. Lacerda Sales, médico de profissão e político por convicção, a tentar defender em declarações à RTP3 a bondade de uma enormidade.

A substituição dos Médicos de Família por Médicos sem Especialidade que poderão tomar conta de Listas de Utentes, consagrada na Lei do Orçamento de Estado, levanta inúmeros problemas desde logo de ordem técnica, deontológica e de responsabilidade civil e mesmo criminal. Mas tudo isso é secundário para o Sr. Secretário de Estado, que defende que a fórmula encontrada pelo Governo é a que permite que qualquer cidadão tenha acesso a um médico com ou sem especialidade, sendo isso melhor do que não ter acesso a nenhum.

Apesar de, com a delicadeza que lhe é reconhecida, dizer que respeita a iniciativa da APMGF (manifestação sábado junto do Ministério da Saúde), deixa-se descair para apelidar aquilo a que a jornalista chama de "revolta" de "pretensões"(!!!) dos seus Colegas Médicos de Medicina Geral e Familiar com Especialidade relativamente aos Médicos de Medicina Geral e Familiar sem especialidade!

Sim porque para este Médico Especialista em Ortopedia que é o Sr. Secretário de Estado agora pode haver Médicos de Medicina Geral e Familiar com e sem Especialidade!

Como responsável o Sr. Secretário de Estado deveria ainda saber o que isto significa para os actuais e futuros Médicos Internos de MGF: se abandonarem o Internato ou até mesmo se não o iniciarem, ficarão a ganhar mais 30% e sem terem de se submeter a quatro anos de árduo trabalho e responsabilidade formativa. Muito motivador... Depois admiram-se de 40% das vagas não terem sido ocupadas.

Gostaríamos de acreditar que as infelizes declarações do Dr. Lacerda Sales resultaram de um golpe de calor neste tórrido verão e de falta de atenção às recomendações da DGS.

Vídeo também em RTP Play aos 19m30s.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio