O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) serão recebidos pela Comissão Parlamentar da Saúde esta quarta-feira, dia 20 de julho, às 14:00, na sequência do pedido que efetuaram no dia seguinte à aprovação na generalidade da Lei do Orçamento de Estado para 2022.
Nessa reunião, irão solicitar o reforço do investimento no SNS, de forma a inverter a diminuição da qualidade dos cuidados de saúde prestados aos Portugueses. Daremos a conhecer as nossas propostas para aumentar o número de médicos a trabalhar no SNS, permitir serviços de urgência com equipas adequadas e diminuir o tempo de espera para consultas e cirurgia. Para tal, é essencial uma nova grelha salarial, que não é alterada há dez anos.
Iremos reforçar a disponibilidade para negociar com o Governo e que esperamos ver correspondida essa vontade. Não são medidas avulsas, como as contempladas no Orçamento de Estado, que resolvem o problema. Além de aumentarem a insatisfação e o legítimo descontentamento dos médicos, irão agravá-lo a prazo.
A possibilidade de médicos sem especialidade substituírem especialistas em Medicina Geral e Familiar, o incentivo à contratação de prestadores de serviço, o não pagamento integral das horas extraordinárias praticadas pelos especialistas em Saúde Pública e a admissão de 500 horas de trabalho extraordinário são exemplos de medidas gravosas para o SNS e para a saúde dos Portugueses.
A audiência será transmitida no site do canal parlamento em
https://canal.parlamento.pt/