Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Medicina do Trabalho não pode nem deve ser esquecida

24 julho 2022
Medicina do Trabalho não pode nem deve ser esquecida
A Comissão Nacional de Medicina do Trabalho do Sindicato Independente dos Médicos - SIM reunida, em Coimbra, a 22 de julho, refletiu sobre os desafios atuais da Especialidade.

Sendo uma atividade que procura acautelar a saúde e direitos dos trabalhadores, com reflexo na sua capacidade produtiva e, portanto, na qualidade de serviço da organização para a qual trabalham, seria um setor de primeira linha na conjuntura atual.

Ora, o que se verifica é uma persistente atitude de desvalorização e alheamento da atividade, com enorme destaque, pela negativa, do setor público e de modo escandaloso, das próprias estruturas do SNS.

Tanto pelo lado da violação dos direitos dos trabalhadores, como pelos custos associados a doenças e lesões evitáveis, esta situação reflete uma falta de responsabilidade social grave, bem como um alheamento do que a arte e a ciência da Medicina do Trabalho nos facilitam.

 Na nossa opinião deverá haver:

- Um maior investimento na formação de médicos especialistas do trabalho;

- Revisão e valorização das grelhas salariais de todos médicos, incluindo os médicos do trabalho;

- Regularizar a obrigatoriedade dos serviços internos em empresas que o obriguem;

- Clarificar serviços internos e externos perante a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).

 A Comissão lança um alerta sério sobre a falta de cumprimento da lei, nesta grave matéria, sobretudo nos serviços públicos.

Chama-se a atenção para os custos em anos de vida, falta de produtividade e carga social que tal acarreta, sendo uma mais valia no contexto atual pós pandemia, e quando a população laboral está cada vez mais envelhecida, não tendo condições físicas aquando iniciaram a sua atividade laboral.

É pretensão desta comissão colaborar com o colégio da especialidade da Ordem dos Médicos para promover e dignificar a especialidade.

Coimbra, 22 de julho de 2022

O Presidente da CNMT do SIM
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio