Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

JN: Hospital de S. João finta regras nas escalas de obstetrícia

20 setembro 2022
JN: Hospital de S. João finta regras nas escalas de obstetrícia
Jornal de Notícias, 20 setembro 2022, Inês Schreck

O Hospital de S. João, no Porto, está a recorrer a médicos internos com formação insuficiente para completar as escalas do serviço de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia, violando as regras definidas pelo colégio daquela especialidade da Ordem dos Médicos. Este mês, o mapa tem mais de 20 irregularidades, denunciou o Sindicato Independente dos Médicos (SIM).

O que está a acontecer é que há 22 turnos (noturnos e diurnos) deste mês em que os internos que substituem especialistas têm menos formação do que é exigido. Em 13 turnos, estão escalados internos do 1.º ano a substituir o quarto especialista (quando só poderia ser do 2.º ao 6.º ano) e, em nove turnos, estão escalados internos do 4.º ano para substituir o terceiro elemento (quando só poderia ser do 5.º ou 6.º ano). A própria escala reconhece o problema e apresenta uma solução para minimizá-lo. "Uma vez que algumas das equipas têm internos de 4.º ano como terceiro elemento e de 1.º ano como quarto elemento, haverá um especialista que poderá dar apoio, caso o chefe de equipa ache necessário”, pode ler-se no documento a que o JN teve acesso.

Uma solução que não está prevista nas regras da Ordem dos Médicos e não convence. "Quem estabelece a composição da equipa é o colégio de especialidade. O chefe de equipa não pode sobrepor-se a essa orientação, estabelecendo que, afinal, não é preciso aquela equipa mínima”, refere Hugo Cadavez. "Nem estabelecer que, se for preciso, chama-se um especialista que está noutras funções, em consultas ou cirurgia, para ajudar na urgência”. Para o dirigente do SIM, quando "não há recursos humanos, as urgências devem entrar em contingência” e não "tentar camuflar os problemas”.

Artigo completo em Jornal de Notícias.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio