Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

SIM solidariza-se com médica agredida no São Francisco Xavier

27 setembro 2022
SIM solidariza-se com médica agredida no São Francisco Xavier
O SIM solidariza-se com a obstetra no Serviço de Urgência do Hospital de São Francisco Xavier, agredida na tarde de ontem, dia 26 de setembro, disponibilizando apoio jurídico mesmo sendo prestadora de serviços.

Lamentavelmente, quase três anos depois da criação do designado Gabinete de Segurança para a Prevenção e o Combate à Violência contra os Profissionais de Saúde, nada de concreto foi feito.

O Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde não passa disso mesmo, de um plano. E até a nível da planificação as medidas concretas escasseiam.

Lamentavelmente, o Ministério da Saúde continua sem nada de concreto fazer para defender os médicos e cessar a impunidade dos agressores.

Lamentavelmente, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar desvalorizou o problema e ainda nada fez para mitigar o problema ou apoiar a Colega em causa.

Lamentavelmente, mais uma vez a PSP não procedeu - à detenção imediata da mesma, por se tratar de uma situação de flagrante delito para depoimento.

O SIM exige, mais uma vez, medidas concretas, nomeadamente:
  • impedimento permanente de entrar na Unidade de Saúde onde praticou agressão, após análise da situação pela entidade empregadora no prazo máximo de sete dias;
  • exclusão imediata - obrigatoriamente no próprio dia da consulta do(a) médico(a) hospitalar agredido(a) / da lista do(a) médico(a) de família agredido(a);
  • sinalização permanente no sistema informático de que o (a) utente é / foi utente agressor;
  • obrigatoriedade de acompanhamento por agente de autoridade aquando da prestação de cuidados médicos, durante período de tempo a definir;
  • subvenção pelos Ministérios da Saúde e da Administração Interna da frequência pelos médicos do SNS de ações de formação de defesa pessoal.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio