Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Público: Há quem tenha de esperar três anos por uma consulta que se devia realizar em quatro meses

02 janeiro 2023
Público: Há quem tenha de esperar três anos por uma consulta que se devia realizar em quatro meses
Público, 2 janeiro 2023, Ana Maia

Ainda há quem tenha de esperar muito acima do tempo máximo de resposta garantido (TMRG) por uma primeira consulta hospitalar. Na prioridade normal, o máximo de espera recomendado é de quatro meses, mas há quem enfrente mais de três anos.

"De forma geral, assiste-se a maiores tempos de espera e mais pessoas à espera, isto apesar do importante aumento na lista de inscritos para cirurgia, o que implica consultas [e estão integradas nos números gerais]”, diz o secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM). Jorge Roque da Cunha fala de um "afã para torturar os números” relativos às listas de espera para consultas, com os hospitais "a mitigarem a lista com a devolução aos centros de saúde de pedidos de consultas por alegada insuficiência de informação clínica”.

Xavier Barreto, presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares, recorda (...) considera que há casos em que são o espelho da falta de profissionais, "porque não temos condições de atractividade” que são precisas criar.

Artigo completo em Público.

Partilhar

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio