Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Madeira mostra o caminho. Porque esperam Continente e Açores?

08 maio 2023
Madeira mostra o caminho. Porque esperam Continente e Açores?
Terminou no dia 5 de maio, a 7ª Mesa Negocial, envolvendo os elementos representativos dos sindicatos médicos, SESARAM, EPERAM, SRF e SRS. 

Num trabalho longo mas profícuo, acordou-se a revisão global do instrumento de regulamentação coletiva de trabalho, ACT, procedendo-se à inclusão neste, das normas de organização e disciplina do trabalho médico atualizadas, e a simplificação do processo de avaliação de desempenho dos trabalhadores médicos (SIADAP) que, recorde-se, quer no Continente quer na Região Autónoma dos Acores, tem estado paralisado.

Foi com agrado que o SIM constatou uma vontade séria e empenhada na introdução de alterações tão importantes para a valorização do trabalho médico como, entre outras, a retoma dos períodos de urgência de 12 horas semanais sendo todas as remanescentes remuneradas como trabalho extraordinário.

Neste processo negocial, foi também assegurada a atribuição retroativa de pontos para o SIADAP, com uma majoração para os biénios pandémicos de 2019/2020 e 2021/2022.

O SIM enaltece a existência de um espírito negocial construtivo, o que faz antever futuras negociações para outros temas de interesse para os médicos, tornando a Madeira um exemplo que se espera venha a ser seguido no Continente e nos Açores.

A disponibilidade e a seriedade do SIM, em negociar sem chantagem ou quebra de compromisso, na procura de soluções foi reconhecida e aproveitada pelo Governo Regional, uma postura que esperamos que seja inspiradora para o Governo da República. 

Funchal, 6 de maio de 2023
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio