Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

SIM convoca greve na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

15 março 2024
SIM convoca greve na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) emitiu um pré-aviso de greve para o dia 11 de abril de 2024, quinta-feira, em todos os estabelecimentos e serviços da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), com paralisação total da atividade médica. O pré-aviso de greve incide sobre o trabalho normal e extraordinário, entre as 00:00 e as 24:00.

As motivações do protesto prendem-se com a falta de resposta por parte da SCML, do Ministério da Saúde e do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social às reiteradas reivindicações por melhores condições salariais e laborais.

Os Médicos da Santa Casa não têm tido qualquer aumento salarial desde 2018 nem qualquer resposta às reivindicações de valorização salarial, com perda de 23% do poder de compra nos últimos anos, quando, além do mais, a SCML já procedeu a aumentos salariais a todos os outros trabalhadores.

Por tudo isto, o SIM sintetiza as cinco medidas das quais não abdica em defesa da carreira médica naquela instituição social:
  1. Valorização salarial de 10% em 2024, em 2025 e em 2026, com retroativos a janeiro de 2024;
  2. Possibilidade de obter o grau de consultor em procedimento concursal nacional de habilitação e consequente promoção para a categoria de assistente graduado;
  3. m sistema que efetivamente possibilite a progressão remuneratória;
  4. Condições de trabalho que garantam a segurança dos atos médicos a praticar e privilegiem o real e adequado acompanhamento dos utentes;
  5. Efetiva formação profissional adequada à qualificação de cada trabalhador médico, que promova o seu desenvolvimento e garanta a necessária atualização adequada a cada especialidade.
O SIM foi compelido à forma constitucional mais dura de luta e protesto - a greve - porque não há respostas no âmbito da Mesa negocial junto da SCML, do Ministério da Saúde e do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que à vontade negocial do SIM contrapõem intransigência e desinformação, empurrando-o para o papel de sindicato de protesto em vez de sindicato de diálogo.

Recorde-se que, a 3 de fevereiro deste ano, o SIM já tinha emitido um comunicado no qual denunciava as dificuldades sentidas pelos Médicos nos diversos estabelecimentos e serviços desta Santa Casa.

Nesta greve são serviços mínimos os mesmos que em cada estabelecimento de saúde se achem disponibilizados durante 24 horas aos domingos e feriados, na data da emissão do aviso prévio, sendo para além desses, a urgência interna, serviços indispensáveis para a dispensa de medicamentos de uso exclusivamente hospitalar e cuidados paliativos em internamento.

 Aviso prévio de greve médica na SCML
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio