Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Nuno Rodrigues é o novo Secretário-Geral do SIM

23 março 2024
Nuno Rodrigues é o novo Secretário-Geral do SIM
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) elegeu hoje o novo líder, em sede de Congresso Nacional.

Nuno Rodrigues, natural do Porto, é Médico de Saúde Pública na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste.

Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tirou a especialidade em Saúde Pública em 2013 e, nove anos depois, obteve o grau de Consultor.

Em 2022 recebeu a Medalha de Mérito Municipal de Grau Ouro pelo Município de Torres Vedras e, no ano seguinte, realizou uma Pós-Graduação em Gestão e Administração de Unidades de Saúde, pelo Instituto Superior de Gestão e Administração, em Santarém.

Membro do Secretariado Nacional do SIM desde 2018, assumiu agora a liderança do sindicato, aos 41 anos.


O médico

Nuno Rodrigues foi Médico de Saúde Pública no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Sul, no distrito de Leiria, entre 2014 e 2023, destacando-se as seguintes funções:
- Coordenador do Grupo Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (entre 2014 e 2022);
- Responsável pela área do Planeamento em Saúde e Vigilância Epidemiológica;
- Orientador de Formação do Internato Médico de Saúde Pública (desde 2017) e membro de diversos Júris de avaliação final do Internato Médico de Saúde Pública (desde 2019);
- Coordenador local do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral e do Programa Nacional de Vacinação (entre 2022 e 2023);
- Coordenador da Equipa de Vigilância Epidemiológica da Jornada Mundial da Juventude 2023, do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Entre 2014 e 2022 assumiu, ainda, a função de Delegado de Saúde do ACES Oeste Sul.

Desde a criação da ULS do Oeste, a 1 de janeiro deste ano, que é Médico de Saúde Pública nesta unidade.

Filiado na Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública e na Associação Portuguesa de Epidemiologia, Nuno Rodrigues foi supervisor do European Programme for Intervention Epidemiology Training (2019) e membro da Comissão para a Elaboração da Proposta de Reforma da Saúde Pública e sua Implementação (2020-2022) e das Equipas da Saúde na preparação e resposta de diversos eventos de massas.


O sindicalista

A atividade sindical do novo Secretário-Geral do SIM iniciou-se em 2015, como Delegado Sindical no ACES Oeste Sul e membro do Secretariado Regional do SIM de Lisboa e Vale do Tejo. No mesmo triénio de 2015/2018 assumiu, ainda, a Presidência da Comissão Nacional de Saúde Pública.

No triénio seguinte, entre 2018 e 2021, foi Secretário Regional do SIM de Lisboa e Vale do Tejo e membro da Comissão Nacional de Saúde Pública.

Desde 2018 que é Membro do Secretariado Nacional do Sindicato.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio