No passado dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, o Presidente do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Jorge Roque da Cunha, foi agraciado com a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde, grau ouro. Trata-se de uma distinção que honra, não só, o homenageado, mas, também, o SIM e todos os seus associados e que reconhece o seu notável trabalho em prol do SNS e da carreira médica.
Jorge Paulo de Seabra Roque da Cunha é assistente graduado de Medicina Geral e Familiar na USF Travessa da Saúde (Camarate). Foi Secretário-Geral do SIM de 2012 a 2024. Desde 2024 que é Presidente do Conselho Nacional do SIM. Durante a sua intensa atividade sindical, participou em 7 acordos coletivos de trabalho e em 5 acordos de empresa.
Foi deputado à Assembleia da República de 1987 a 1999, tendo integrado a Comissão Parlamentar da Saúde. Foi Presidente da Subcomissão Parlamentar de Prevenção e Combate à Toxicodependência. A nível autárquico, foi deputado à Assembleia Municipal de Oeiras de 1982 a 2009.
A sua atividade associativa inclui a presidência da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa e da Associação de Pais do Colégio do Sagrado Coração de Maria. Foi, ainda, Presidente da Mesa do Centro Cultural de Barrô (Águeda), de onde é familiarmente originário.
O SIM felicita o homenageado, associando-se de forma fraterna a esta muito justa homenagem. Parabéns, Dr. Jorge Roque da Cunha. Parabéns ao SIM e ao sindicalismo médico independente.