Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Alterações ao diploma da Dedicação Plena publicadas em Diário da República

10 abril 2025
Alterações ao diploma da Dedicação Plena publicadas em Diário da República
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) saúda a publicação das alterações ao diploma da Dedicação Plena, através do Decreto-Lei n.º 65/2025, de 10 de abril, fruto de intenso trabalho, diálogo e pressão do SIM junto dos Ministérios da Defesa Nacional, Justiça e Saúde.

Destaca-se positivamente o alargamento agora aprovado, que permite a inclusão dos médicos civis do Hospital das Forças Armadas, dos médicos dos Hospitais Prisionais e de outros médicos, como por exemplo os que se dedicam exclusivamente aos Cuidados Paliativos e às Dependências e Comportamentos Aditivos.

Relativamente aos trabalhadores médicos do quadro do INEM, saúda-se a clarificação da sua inclusão, embora o SIM entenda que estes profissionais estão abrangidos desde o início do diploma.

No entanto, não podemos deixar de registar com desagrado dois aspetos que não foi possível assegurar nesta alteração:
  • A incompreensível exclusão dos médicos de Medicina Legal, cujo contributo através do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses é fundamental para o funcionamento da Justiça e do Estado de Direito. Esta exclusão torna-se ainda mais preocupante face às reconhecidas dificuldades de recrutamento e resposta às necessidades deste setor.
  • A ausência de melhorias significativas nas contrapartidas associadas à Dedicação Plena, essenciais para valorizar adequadamente os profissionais abrangidos e garantir a atratividade deste regime, nomeadamente a ausência de descanso compensatório com prejuízo de horário.

O SIM continuará empenhado em defender condições justas e equitativas para todos os médicos, estando em constante diálogo com as entidades competentes, no sentido de corrigir estas insuficiências.

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio