Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

SIM financia cursos de certificação de formadores aos seus associados

14 abril 2025
SIM financia cursos de certificação de formadores aos seus associados
O Sindicato Independente Médicos (SIM) aposta na formação e na capacitação dos seus associados.

O Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) é obrigatório desde 2018 para dar formação certificada aos profissionais de saúde.

A certificação de formadores é regulada através da Portaria n.º 214/2011, de 30 de maio, e é conferida através do CCP. Pode exercer a atividade de formador quem for titular deste certificado. O mesmo pode ser obtido através de uma entidade formadora certificada, nos termos da Portaria n.º 851/2010, de 6 de setembro, mediante a frequência, com aproveitamento, de Curso de "Formação Pedagógica Inicial de Formadores”. O diploma final é emitido pelo Instituto Português de Emprego e Segurança Social, com o selo do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, após formação e avaliação levada a cabo pelas referidas entidades, com uma carga horária de 90 horas, com um mês e meio de duração, sendo a maior parte da carga horária online.

A capacitação dos médicos com esta nova competência é essencial e vai permitir a integração das formações ministradas pelos médicos no plano de atividades do Departamento de Formação das unidades de saúde, no caso das formações internas. Comporta inúmeras vantagens: dispensa automática de serviço, quer para os formadores, quer para os formandos, no caso da formação interna; remuneração pelos fundos europeus da equipa de formadores com CCP; apoio logístico, incluindo divulgação, disponibilização de sala e material de apoio, como fotocópia e computadores, e emissão de certificado para os formandos e formadores com o selo da União Europeia (UE). Permitirá, de igual modo, efetuar formação externa quando a mesma se efetuar noutra unidade de saúde.

O SIM considera essencial a criação de uma bolsa de formadores nas diversas unidades de saúde, por forma a que os médicos possam assumir a formação dos profissionais de saúde, em particular dos seus pares, nos Departamentos de Formação nos seus locais de trabalho. Recorda-se que a formação ministrada sem o CCP não cumpre as normas atuais da UE e não poderá ser reconhecida como tal, nomeadamente em termos curriculares.

Após a pandemia, parte da formação é ministrada em regime online e o seu financiamento com recurso a fundos europeus nos Hospitais e Cuidados de Saúde Primários só é possível a detentores desse certificado. A vacinação, por exemplo, tornou evidente a necessidade de formação por parte dos profissionais, médicos e enfermeiros, na área da anafilaxia, cujo planeamento e financiamento estariam mais do que fundamentados e validados pelos fundos da UE.

O SIM aposta na capacitação dos seus associados, em especial nas áreas da formação e da gestão, ambas vertentes essenciais da profissão, e das habilitações curriculares da carreira médica.

O SIM irá apoiar com o pagamento integral do Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores que seja concluído durante o ano de 2025, aos associados com mais de um ano.

A concretização desse apoio é efetuada perante envio do comprovativo do pagamento à entidade formadora certificada e do respetivo certificado, bem como do IBAN, para o endereço socios@simedicos.pt.

Dessa forma, o SIM apoia os associados na aquisição de uma competência cuja certificação é essencial para a formação financiada pelo Governo e UE no SNS e que complementa a formação contínua.

Para verificar os cursos disponíveis e as entidades certificadas consulte o website da Netforce.

Partilhar

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio