Decorre, hoje e amanhã, no Porto, a Assembleia Geral da Federação Europeia dos Médicos Assalariados (FEMS), sob organização da delegação portuguesa, com o contributo do Sindicato Independente dos Médicos (SIM).
A FEMS reúne sindicatos e associações médicas profissionais de vários países europeus.
Recentemente, esta federação publicou "O Livro Branco”, onde são destacados os desafios urgentes enfrentados pelos médicos na Europa e apresentadas propostas de solução. Este documento foi apresentado em Bruxelas, no passado dia 23 de abril de 2025, com a colaboração do SIM.
Este documento, elaborado com a participação de diversos sindicatos e associações médicas europeias (ver anexo), sintetiza as condições de trabalho dos médicos na Europa. Apresenta capítulos dedicados às condições psicossociais, demografia e desigualdade de género, carreiras médicas, organização e financiamento dos cuidados de saúde, salários e (in)satisfação profissional. Estes fatores têm contribuído de forma significativa para a escassez de médicos e para o agravamento dos fenómenos de emigração no espaço europeu.
Com o objetivo de transformar estas propostas em políticas concretas, a FEMS lançará, em breve, o projeto "Moldando o Futuro da Saúde dos Médicos”, uma iniciativa que visa recolher dados comparativos a nível europeu e definir padrões mais sustentáveis de organização do trabalho médico.
O SIM continuará a fazer-se representar na FEMS e nestes encontros internacionais, reconhecendo a relevância das ações em curso para a melhoria efetiva das condições de trabalho dos médicos a nível europeu.
O Livro Branco