O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) volta a apelar à criação de condições de previsibilidade que permitam reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), fixar médicos e garantir maior atratividade à carreira médica.
É essencial que se cumpram os compromissos assumidos perante o SIM, assegurando estabilidade, confiança e progressão no desenvolvimento profissional dos médicos.
Neste momento, em que se inicia a 2.ª época de avaliação final do internato médico, é indispensável que sejam rapidamente divulgadas as vagas disponíveis, de forma transparente e ajustada às reais necessidades das Unidades Locais de Saúde (ULS). As vagas a abrir devem incluir TODAS as necessidades das ULS, dos Institutos Portugueses de Oncologia (IPO) e das restantes entidades do setor da saúde, da defesa nacional e da justiça e não apenas uma parte das mesmas.
O SIM defende igualmente a abertura atempada do concurso para Consultor de 2025, garantindo maior eficiência na elaboração das listas de candidatos e na nomeação dos respetivos júris, ao contrário do concurso de 2023, cujos júris apenas nos últimos meses foram nomeados e puderam começar a trabalhar.
De igual modo, é urgente a publicação do aviso de abertura das 350 vagas para Assistentes Graduados Sénior de 2025, medida essencial para atenuar a grave carência de profissionais que continua a afetar o SNS.
O SIM reafirma a sua total disponibilidade para o diálogo e para colaborar na construção de soluções que valorizem a carreira médica e reforcem o serviço público de saúde.