O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) tomou nota da substituição na presidência do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), na sequência de um concurso público conduzido pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP).
O SIM lamenta a morosidade do procedimento e a instabilidade nesta importantíssima instituição e entende ser importante haver continuidade ao trabalho de estabilização e pacificação interna que o Dr. Sérgio Janeiro vinha assegurando.
O Dr. Luís Cabral encontrará uma instituição que exige consolidação, previsibilidade e respeito pela competência técnica dos seus profissionais. O SIM sublinha que fará um escrutínio atento e permanente, centrado na capacidade de fortalecer o INEM enquanto serviço público essencial.
A emergência médica é uma área de risco e elevada exigência, que deve continuar a assentar em equipas multidisciplinares com liderança médica efetiva, proximidade no terreno, estabilidade, motivação e valorização profissional, garantindo condições que permitam uma resposta eficaz e equitativa em todo o território nacional.
O Sindicato acompanhará também com atenção a anunciada criação da Autoridade Nacional de Emergência Médica (ANEM)*, escrutinando se o novo modelo reforça a coordenação nacional sem degradar a capacidade de prestação clínica direta, a proximidade no terreno e a segurança das equipas.
Deve vir acompanhada de metas públicas de desempenho, valorização uniforme do trabalho em Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) e modelos claros de partilha de quadros entre Unidades Locais de Saúde (ULS-INEM), assegurando que a emergência médica permanece um pilar essencial e plenamente integrado com o Serviço Nacional de Saúde.
*Apesar de várias notícias referirem uma alteração de designação (de INEM para ANEM), o Governo veio entretanto desmentir esta situação.
O SIM reafirma a sua disponibilidade para colaborar em soluções que reforcem a emergência médica, valorizem os profissionais e garantam uma resposta pública, eficiente e de qualidade.