Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Revista nortemédico: “O recente acordo celebrado com o Governo, as conquistas e os próximos passos”

04 novembro 2025
Revista nortemédico: “O recente acordo celebrado com o Governo, as conquistas e os próximos passos”
Revista nortemédico, julho-setembro 2025

Em entrevista à Revista nortemédico, o Secretário-Geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Nuno Rodrigues, traça um diagnóstico claro da situação atual do Serviço Nacional de Saúde e apresenta a visão do sindicato para a valorização da carreira médica. Fala ainda sobre o recente acordo celebrado com o Governo, destacando as principais conquistas e os desafios que permanecem.

"O SNS vive um triplo bloqueio: subfinanciamento crónico, erosão da carreira médica e desorganização operacional”, afirma o dirigente, sublinhando a importância de recentrar o sistema em três eixos: pessoas, tempo e resultados. "Sem carreira atrativa, perdem-se médicos; sem médicos, há serviços que não funcionam.”

Sobre o acordo alcançado entre o SIM e o Governo, Nuno Rodrigues destaca que se trata de "um avanço estruturante e duradouro”, com impacto direto nas remunerações e nas condições de trabalho:

- Aumento faseado dos salários;
- Integração dos médicos CIT anteriores a 2013 na carreira médica;
- Contagem de todo o tempo de serviço no SNS, incluindo o internato, para efeitos de férias;
- Redução progressiva do tempo máximo em urgência, UCI e UCIM até 2028;
- Regras claras para faltas justificadas e reconhecimento de direitos transversais a todos os vínculos.

Apesar dos avanços, o Secretário-Geral do SIM reconhece que "há pontos fundamentais ainda por concretizar”, como a consolidação da carreira médica, a regulamentação da dedicação plena e a criação de concursos mais céleres. "Com previsibilidade, os médicos planificam a sua vida e projeto profissional. Com equipas estáveis, diminui o desgaste e melhora a segurança do doente”, afirma.

O SIM acredita que, se plenamente aplicado, este acordo poderá marcar o início de uma nova fase de estabilidade, qualidade e compromisso com o SNS.

Leia na íntegra na Revista nortemédico.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio