Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

HSJ - Porto: pródigo em bla bla e desrespeito continuado pela Lei

04 outubro 2016

Os médicos do Hospital S. João têm receio de usar os seus direitos e cumprir os seus deveres, e continuam sem gozar os descansos compensatórios por trabalho nocturno e ao fim de semana.

Apesar de os sindicatos médicos terem inclusive conseguido (em Agosto de 2016 e por negociação colectiva) que ficasse bem esclarecido que tais descansos compensatórios por trabalho nocturno são devidos com prejuízo do cumprimento do horário de trabalho semanal, a Administração do Hospital, com a cumplicidade da Direcção Clínica e a conivência de muitas Direcções de Serviço, continuam a negá-lo aos médicos. Dizendo que não há permissão do CA para mudar os horários, que o assunto está a ser analisado, bla, bla, bla.

Casos há, como o de Anestesiologia, em que a Directora de Serviço escala médicos que já entregaram há mais de 30 dias (tempo concedido como pré-aviso) as minutas declarando a sua intenção de usufruírem desse descanso compensatório, para sua defesa e defesa dos doentes.

Escusado será dizer que a ameaça de marcação de falta injustificada e de procedimento disciplinar são uma constante, entre outras represálias. A figura jurídica de “assédio moral” é uma evidência generalizada.

O Sindicato Independente dos Médicos apela aos seus associados para não se deixarem vergar a ameaças e represálias, antes denunciando-as circunstanciadamente e relembrando que será prestado todo o apoio jurídico que possa vir a ser necessário.



Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio