Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Maternidade Alfredo da Costa

08 abril 2012

O anunciado encerramento da Maternidade Alfredo da Costa apanhou todos os profissionais de surpresa, já que nada o fazia prever após ter sido recentemente integrada no Centro Hospitalar de Lisboa Central.

Se é certo que haverá um excesso de oferta na Grande Lisboa, há que ter em conta as mais-valias da MAC e que uma maternidade é uma instituição multidisciplinar em que o seguimento da grávida se faz desde o início da gravidez até ao tratamento das complicações do recém-nascido.

Receia-se que a divisão desta unidade por duas unidades mais pequenas e dispersas, vá diminuir a qualidade dos serviços prestados, aumentar a despesa e impedir até as utentes de usufruírem de terapêuticas inovadoras como a Fertilização in Vitro, cuja Unidade custou muitos milhões.

As declarações do Ministro da Saúde de que já foi estabelecido um "conjunto claro de princípios, do qual o primeiro é que a MAC tem um conjunto de valência e de equipas que deve ser mantido” são uma mostra de bom senso que contrasta com as arremetidas mediáticas do presidente da ARSLVT…

E nunca, mas nunca, se pode deixar de implicar activamente os profissionais nas mudanças…

Partilhar

Tags

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio