Comunicado Sindical Conjunto 17 de Setembro

17 setembro 2012

Fomos sendo habituados ao longo desta maratona negocial (que se iniciou a 13 de Julho, imediatamente a seguir à maior greve nacional médica de sempre) a constantes e cirúrgicas fugas de informação, a declarações de intenções na comunicação social relativamente ao exercício da actividade médica contradizendo as feitas em reuniões negociais, a constantes e reiterados recuos nas propostas apresentadas, a permanente intenção de alterar abusivamente o disposto nos Acordos Colectivos de Trabalho, para já não falar na ameaça de alterar legislação laboral anterior, e que apenas existe porque os médicos são um sector profissional para o qual a lei geral seria extremamente benéfica.

A bem da ética negocial os Sindicatos Médicos têm evitado declarações públicas de resposta a essas notícias, mas a sua multiplicação nos últimos dias obriga a um curto esclarecimento.

Apesar de todo este “ruído” e manobras, os sindicatos médicos têm-se mantido firmes na sua postura de defender o Serviço Nacional de Saúde, de preservar a paz social e de chegar a um acordo possível, cientes de que da sua firmeza depende directa e indirectamente a qualidade dos cuidados de saúde prestados à população, população esta ainda mais fragilizada pela actual crise económica e social.