Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

FEMS – Cinquentenário em Paris

26 outubro 2014

Realizou-se nos dias 10 e 11 de Outubro de 2014, a Assembleia Geral da FEMS (Federação Europeia de Médicos Assalariados) com a participação de outras EMO’s (organizações médicas europeias), como a AEMH (Associação Europeia dos Médicos Hospitalares), o CPME (The Standing Committee of European Doctors), a UEMO (European Union of General Practioners) e o EJD (European Junior Doctors) para além da EPSU (European Federation of Public Service Unions) e da Joint Action on Health Workforce Planning and Forecasting. No decurso da Assembleia Geral foram apresentados algumas das atividades desenvolvidas pela FEMS e pelas restantes EMO’s, onde se destacam:

  • «Action Day», ocorrido no dia 14 de Maio de 2014, ocasião aproveitada pelos EMO’s em toda a Europa para denunciar os problemas da Saúde decorrentes da crise económico-financeira, como o agravamento das condições de trabalho, a corrupção e a migração de profissionais de Saúde. Na sequência desta iniciativa, as EMO’s foram recebidas pelo Comissário Europeu dos Cuidados de Saúde, Tonio Borg, a quem apresentaram todos os problemas identificados nos diferentes países europeus.
  • Processo desencadeado pela CEN (European Committee for Standardization) com vista a promover standards na área da cirurgia plástica estética, sem a participação efetiva das organizações médicas europeias. Este caso foi denunciado pelas EMO’s junto das entidades competentes.
  • "European Working Time Directive" (EWTD 2003/88), foram apresentados os últimos desenvolvimentos do processo e as ações desencadeadas. Sobre este assunto, foi votada e aprovada por unanimidade uma moção que irá ser enviada para todos os responsáveis políticos europeus, nomeadamente Comissão e Parlamento Europeu.
  • Negociações em curso entre os EUA e a UE, conhecidas pela designação TTIP (Transatlantic Trade Investment Partnership) e os riscos eventuais para os Serviços de Saúde Nacionais Europeus.
  • Iniciativa da Comissão Europeia sobre Future EU Agenda on quality of health care with a special emphasis on patient safety.
  • Inquéritos em curso, promovidos pela FEMS, sobre as condições de trabalho, a atividade das associações médicas, a remuneração dos médicos e as Parcerias Público-Privadas na Saúde na Europa.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio