Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Hospital de Braga marca passo

17 julho 2015

No Hospital de Braga (HB), uma PPP com um histórico Acordo de Empresa, os descansos compensatórios estão em aplicação mas a diferentes velocidades.

O primeiro serviço a colocar em prática os descansos compensatórios de modo correcto foi o de Anestesiologia, facto a que não será estranho a actuação dos dois delegados sindicais do SIM no HB. Pese embora eventuais pressões no sentido de limitar a sua aplicação de forma a não incrementar os custos da actividade programada em Bloco Operatório, o Serviço de Anestesiologia foi o único a continuar a aplicar os mesmos, com direito a elogio no próprio site do SIM.

No entanto já este mês o Director de Serviço informou os elementos de que seria necessário repor horas alegadamente atribuídas em excesso porquanto o descanso compensatório só daria direito a 4 horas !!??!! Ainda mais recentemente, alguns elementos do serviço foram informados individualmente de que teriam de encontrar um horário de 40 horas semanais a encaixar com a “prerrogativa” indicada pela Ordem de não se trabalhar no dia seguinte ao SU, mas sem prejuízo de horário! Portanto, de serviço modelo, a Anestesiologia passa para o outro oposto, a necessitar de mobilização acelerada dos seus elementos para travar este desrespeito à Lei.

E servindo de exemplo para os outros serviços, onde há avanços e recuos mas sendo afinal mais ou menos generalizado o incumprimento, inclusive no que respeita ao trabalho efectuado em dia de descanso semanal.

Muito por culpa dos Directores de Serviço mas ainda mais pelo receio demonstrado por muitos Médicos em obter o que é um seu direito…

Este e outros assuntos serão objecto de reunião da Comissão Paritária do Acordo de Empresa que terá lugar no próximo dia 31 de Julho.

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio