Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

RTP3: Greve dos médicos - Análise do Diretor Executivo do JN

08 novembro 2017
A saúde é tema para a análise com Domingos de Andrade, Diretor Executivo do Jornal de Notícias.

Na sua análise, o Diretor Executivo do Jornal de Notícias relembra que desde há um ano que o Ministro da Saúde tem vindo a prometer aos médicos que iria resolver a situação.

No último ano tivemos quatro greves na saúde, duas delas regionais e duas greves nacionais, com a adesão a que se assistiu, com impacto muito forte, sobretudo nor hospitais.

Os médicos afirmam não querer aumentos salariais. Apenas querem que seja resposta a situação que existia antes da troika.

Durante o período da troika foram combinadas com Paulo Macedo uma séria de medidas que o Ministério da Saúde impôs, como as horas extraordinárias, o número de doentes por Médico de Família, o número de horas de urgência. Tudo isso foi aumentado durante o período da troika e é isso que os médicos querem reverter.

O Ministro da Saúde é recordista na greve dos médicos. Dizendo o ministro que resolverá isto tudo até ao final do ano, significa isto que terá de deixar de estar como está, preso ao Ministério das Finanças. O Ministro da Saúde está de facto capturado pelas Finanças.

Temos um Ministro da Saúde que vai para as reuniões e tem conseguido fazer de conta que negociava. Conseguiu de algum modo juntar os profissionais de saúde em torno das dificuldades que o país ainda atravessava mas cuja capacidade de continuar a estar numa mesa negocial sem dar nada, está a esgotar-se.

Partilhar

Tags

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio