Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Chefes de Equipa de Obstetrícia do Amadora-Sintra dizem basta e SIM pede reunião

02 agosto 2018
Chefes de Equipa de Obstetrícia do Amadora-Sintra dizem basta e SIM pede reunião
A assistência médica de elevada qualidade e diferenciação prestada no Serviço de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia do Hospital Prof. Doutor Fernando da Fonseca (Hospital Fernando Fonseca) tem vindo a ser garantida, ao longo dos últimos anos, graças a um enorme e crescente esforço de todos os profissionais que nela trabalham.

A degradação progressiva decorrente da não renovação e diminuição das equipas, associada a um sistemático desaparecimento de condições essenciais para um correto funcionamento desta urgência, de que é exemplo a diminuição das salas com apoio de enfermagem, tem sido motivo de reflexão por parte dos chefes de equipa, bem como por parte de todos os médicos do Serviço de Urgência.

A política de recursos humanos, ou a sua ausência, não procedendo à contratação de médicos mais jovens que rejuvenesçam as equipas, cada vez mais envelhecidas, e compensem as saídas que, pelos mais diversos motivos, se têm verificado, tem levado a uma delapidação progressiva dos médicos que as integram.

Todas estas questões motivaram vários alertas e sugestões, verbais e escritos, por parte de médicos, individual e coletivamente, desde há cerca de dois anos, que não mereceram, até ao momento, qualquer resposta que traduza uma tomada de medidas com vista à diminuição das suas consequências.

Os Chefes de Equipa, responsáveis pelos cuidados médicos de urgência prestados durante o seu período de serviço, consideram que as atuais condições de assistência no Serviço de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia do Hospital Fernando Fonseca ultrapassaram, em várias das suas vertentes, os limites mínimos de segurança aceitáveis para o tratamento dos doentes críticos que diariamente a ele recorrem.

Não podem, pois, os Chefes de Equipa Ginecologia/Obstetrícia, abaixo assinados, de acordo com a sua consciência profissional, aceitar as situações criadas, continuando a assumir as responsabilidades inerentes à sua função, pelo que, face à referida degradação da qualidade assistencial no Serviço de Urgência do Hospital Fernando Fonseca, sem que se vislumbrem quaisquer soluções, vêm apresentar a V. Exª a sua demissão das funções de Chefe de Equipa.

Face à gravidade da situação o SIM solicitou uma reunião urgente ao CA do HFF
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio