Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Desabafos de um Ortopedista algarvio

14 agosto 2019
Desabafos de um Ortopedista algarvio
O que se passa na Urgência de Famalicão é um conto de fadas em relação a tudo aquilo que se passa no Algarve e muito concretamente no Hospital de Faro e no Hospital de Portimão.

O Hospital de Faro, sendo uma Urgência Polivalente e de referência para a região, funciona muitas vezes apenas com um Ortopedista.

Em mais de metade do mês e por vários meses ou até anos, Portimão não tem tido Ortopedia, logo os doentes têm de ser transferidos para a unidade de Faro sobrecarregando esta.

Não são raras as vezes que apenas houve um Ortopedista para todo o Algarve - 600 mil habitantes.

Em pleno agosto com mais cerca de 1,5 milhões de turistas, em alguns dias apenas existe um Ortopedista de serviço para todo o Algarve, pondo obviamente em risco uma assistência de qualidade e em segurança às populações.

Pela Ordem dos Médicos a urgência de Faro deve ter no mínimo 3 Ortopedistas em Escala e como tem mais de 400 atendimentos em Urgência por dia pode ir ao 4º elemento e como atende à Ortopedia Infantil poderia ir ao 5º elemento em escala.

Colegas de Empresas de contratualização externa a fazerem 5 dias por semana de 24 horas consecutivas.

Um Ortopedista em 30 dias do mês esteve escalado 25 dias a fazer 24 horas permanentemente em presença física.

De tão inacreditável podem pensar que isto é confabulação, mas não é. É apenas a triste realidade que temos.

Tudo isto, de tão frequente passou a habitual e de habitual tornou-se normal e de tão normal já ninguém estranha. As anormalidades afinal também se entranham.

Médicos do quadro protestam pois consideram que estão em causa os mais elementares direitos do cidadão - ser tratado com qualidade segurança e dignidade.

Os próprios médicos estão em risco relativamente à sua saúde ao trabalharem permanentemente e sem descanso.

Penso que o SNS com o desinvestimento que foi feito em recursos humanos para os quadros dos serviços e em material está mal por todo o país mas no Algarve atingiu o impensável.

Mas, tudo está bem no SNS, tudo está bem neste País. Nada se passa.

Que Deus nos ajude!
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio