Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Ministra da Saúde obstaculiza programa do Governo

09 setembro 2020
Ministra da Saúde obstaculiza programa do Governo
Várias Unidades de Saúde Familiar (USF) aguardam há mais de um ano a transição para modelo B. Estas USF apresentam já os respetivos pareceres técnicos favoráveis para essa transição, reunindo, portanto, desde há muito tempo todas as condições necessárias para a classificação como USF modelo B, na sequência de sucessivas auditorias.

No dia 24 de fevereiro de 2020 foi publicado o Despacho n.º 2533/2020 que determina que em 2020 o número de USF a transitar do modelo A para o modelo B é estabelecido por despacho conjunto dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da saúde.

No entanto, mais de meio ano depois continua por publicar o despacho que determina o número de USF a transitar e o despacho que identifica as USF que transitam do modelo A para o modelo B.

Em período de pandemia como o que vivemos, é fundamental que os profissionais de saúde vejam reconhecido o seu esforço e dedicação ao Serviço Nacional de Saúde pelo que, no caso concreto das USF, é fundamental que as unidades com pareceres técnicos favoráveis para transição para modelo B vejam rapidamente concretizada essa transição.

Para além disso, o objetivo de universalização do modelo das USF a todo o país presente no programa do XXII Governo Constitucional 2019-2023 fica claramente em causa com os persistentes atrasos nas transições para modelo B.

De facto, todo o modelo das USF assenta na existência do modelo B. É conhecido que 90% das USF modelo A pretendem evoluir para o modelo B. O excelente desempenho das USF modelo A deve-se em grande parte à expectativa de evoluir para modelo B.

Sem a existência de progressões regulares para modelo B, todo o modelo USF fica em causa.

Acrescido às difíceis condições de trabalho, a ausência de publicação daquele despacho contribui ainda mais para a desmotivação dos trabalhadores médicos que tardam em ver reconhecido o seu esforço para a melhoria dos cuidados de saúde no SNS.

Por estes motivos o SIM apelou esta semana à Ministra da Saúde para a rápida reposição da normalidade com a imediata publicação do despacho que identifica as USF que transitam do modelo A para o modelo B.


Ofício do SIM à Ministra da Saúde
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio