Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Faltam vacinas para profissionais de saúde, sobra em propaganda do Governo

20 janeiro 2021
Faltam vacinas para profissionais de saúde, sobra em propaganda do Governo
O Sindicato Independente dos Médicos apela ao fim da propaganda, apela à proteção dos médicos e restantes profissionais de saúde e apela à transparência e à seriedade.

Vacinar é fundamental para combater a pandemia e defender a saúde dos profissionais de saúde e da população em geral.

O Governo, mais preocupado com a propaganda com a vacinação, num espetáculo deprimente de dezenas de governantes e assessores a "inaugurarem” a vacinação em dezenas de hospitais e lares, omite que:
  • Só cerca de um terço dos profissionais de saúde fizeram primeira dose da vacina nos grandes hospitais e centros de saúde;
  • Menos de um quinto dos profissionais de saúde fizeram a primeira dose nas Forças Armadas;
  • Na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Cruz Vermelha, misericórdias de todo o país e SAMS não há data prevista;
  • Nos hospitais e consultórios privados não há data prevista.
Ao mesmo tempo esquece-se milhares de prestadores de serviço, trabalhadores de limpeza, seguranças, médicos e enfermeiros que não sendo formalmente do SNS estão altamente expostos.

É inadmissível que, numa altura em que em vários dias se ultrapassam os 10.000 casos diários, os profissionais de saúde continuem a ser colocados em risco desnecessário já que trabalham na linha da frente por todo o país.

O Sindicato Independente dos Médicos, consciente da escassez das vacinas, apela publicamente para que os profissionais de saúde não sejam discriminados.

Essa escassez deveria obrigar o Governo a evitar a propaganda e concentrar-se na organização desta operação logística monumental de vacinar a população portuguesa.

A bem do rigor e da transparência, apelamos ao Ministério da Saúde a publicação do número de vacinas por locais e previsão ainda que aproximada de quando se irá completar a vacinação prioritária dos profissionais de saúde por hospitais e centros de saúde.

Defender os profissionais de saúde e cumprir as normas emanadas pelo Governo é um imperativo ético porque estamos a defender os doentes e a permitir que as equipes fiquem menos depauperadas, ao invés da preocupação em fazer propaganda também à custa das vacinas.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio