Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Chefes de equipa de urgência do Hospital São Francisco Xavier (CHLO) mantêm pedido de demissão por falta de respostas

08 agosto 2022
Chefes de equipa de urgência do Hospital São Francisco Xavier (CHLO) mantêm pedido de demissão por falta de respostas
Apesar dos vários contactos e das repetidas chamadas de atenção, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, que inclui o Hospital de São Francisco Xavier, ainda que respondendo cortesmente aos nossos recentes alertas, desvaloriza e não oferece respostas sólidas, ignorando as claras recomendações do colégio de Medicina Interna da Ordem dos Médicos para os recursos mínimos do serviço de urgência.

Alegando a ilusão de uma afluência baixa durante o verão e recorrendo a horas excessivas de alguns elementos (como a própria diretora de urgência), continua assim a evadir-se e a camuflar uma grande falta de médicos para a constituição das equipas de medicina interna e do serviço de urgência.

Nesse sentido o SIM enviou um novo ofício, com conhecimento da ARSLVT , do SEAS e do CRS da OM, onde exige respostas e toma a liberdade de sugerir que ao invés de colocar reticências aos alertas exija junto da tutela meios para as ultrapassar, e deixar de exigir aos recém especialistas que disponham da totalidade do seu horário em serviço de urgência, o que para além de ilegal – são 18h - desvirtua a especialidade e fragiliza a assistência na enfermaria e na consulta externa.

A qualidade dos cuidados prestados e a segurança da população que a ele recorre obriga ética e deontologicamente a não nivelar por baixo esses cuidados. E não nos conformamos com a diminuição da diferenciação dos médicos como solução para uma situação cada vez mais exigente.

Resposta do Conselho de Administração do CHLO

Novo ofício do SIM
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio